quinta-feira, 20 de março de 2008

Os dez ovos de páscoa mais extraordinários de Fabergé

O primeiro Ovo de Páscoa criado por Fabergé para o tzar da Rússia


O Ovo de Páscoa Fabergé é uma jóia criada pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé para os czares russos, no período entre 1885 e 1917.

Elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, cada um dos 56 Ovos de Páscoa da série Imperial é uma verdadeira obra prima.

O primeiro Ovo de Páscoa de Fabergé foi encomendado pelo czar Alexandre III em 1885 para presentear sua esposa, a czarina Maria Fyodorovna. Por fora ele parecia um simples ovo esmaltado, com pouco mais de 6 centímetros.

Ao abrir o ovo, no entanto, a czarina encontrou uma gema de ouro com uma pequena galinha, também de ouro, dentro. E, como nos tradicionais bonecos Matrioska, a galinha escondia, dentro de si, um ovo de rubi, além de uma minuciosa réplica em diamante da coroa imperial.

Alexandre III ficou tão impressionado que, de imediato, encomendou ao autor da peça, um novo Ovo de Páscoa para o ano seguinte.

A partir daí, Fabergé tornou-se o joalheiro oficial da corte imperial russa, e, junto com sua equipe, produziu mais de cinqüenta ovos espetaculares, muitos deles com mecanismos precisos, que chegavam a tomar um ano inteiro de trabalho.

O Ovo do Cuco, por exemplo, um magnífico relógio ornado com pérolas e diamantes, possui um botão na parte de trás para acionar um cuco mecânico, com olhos de rubi e plumas autênticas, que canta, mexe o bico e bate as asas.

Hoje em dia, os Ovos de Páscoa imperiais de Fabergé são muito disputados por milionários colecionadores. Até o momento, o valor mais alto pago a uma destas peças preciosas coube ao Ovo de Inverno, com cerca de 3000 diamantes e 360 rubis, vendido por 5,5 milhões de dólares em 1994.

Veja os dez mais prodigiosos ovos de páscoa elaborados por Fabergé

Nenhum comentário: