segunda-feira, 17 de março de 2008

As dez estações de metrô mais bonitas

Estação Parque, em Lisboa, uma das 10 mais belas estações de metrô do mundo


A Estação Parque, do Metropolitano de Lisboa, tem todo o seu espaço revestido de azulejos e esculturas, de autoria de Françoise Schein e Federica Matta.

Para desenvolver o tema da Expansão Portuguesa, Françoise Schein, que além de artista plástica é também cartógrafa, foi apoiada por uma equipa de historiadores dos Descobrimentos.

No patamar de acesso às plataformas, foi elaborado um mapa-mundi, com a indicação das rotas que os portugueses trilharam, delimitadas por retângulos numerados, simbologia e iconografia usadas na época dos Descobrimentos.

Praticamente todos os passos da incrível epopéia portuguesa no alargamento das fronteiras do mundo estão ali representados, com grande beleza e força de expressão, com a ajuda das esculturas de Federica Matta.

Nas palavras de Françoise Schein: "Crê-se ver a geografia, mas trata-se de uma cartografia das emoções".

Saiba mais sobre a Estação Parque do Metropolitano de Lisboa

Visite as dez mais bonitas estações de metrô do planeta

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente esta estação é muito bonita mesmo, sem deixar de comentar que em Lisboa existem estações muitos lindas, mas a que mais gosto pelo ousado projeto arquitetônico é a do Oriente, mas isto nota-se mais vista de longe e não só na parte da estação do metro.