quinta-feira, 20 de março de 2008

Os dez ovos de páscoa mais extraordinários de Fabergé

O primeiro Ovo de Páscoa criado por Fabergé para o tzar da Rússia


O Ovo de Páscoa Fabergé é uma jóia criada pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé para os czares russos, no período entre 1885 e 1917.

Elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas, cada um dos 56 Ovos de Páscoa da série Imperial é uma verdadeira obra prima.

O primeiro Ovo de Páscoa de Fabergé foi encomendado pelo czar Alexandre III em 1885 para presentear sua esposa, a czarina Maria Fyodorovna. Por fora ele parecia um simples ovo esmaltado, com pouco mais de 6 centímetros.

Ao abrir o ovo, no entanto, a czarina encontrou uma gema de ouro com uma pequena galinha, também de ouro, dentro. E, como nos tradicionais bonecos Matrioska, a galinha escondia, dentro de si, um ovo de rubi, além de uma minuciosa réplica em diamante da coroa imperial.

Alexandre III ficou tão impressionado que, de imediato, encomendou ao autor da peça, um novo Ovo de Páscoa para o ano seguinte.

A partir daí, Fabergé tornou-se o joalheiro oficial da corte imperial russa, e, junto com sua equipe, produziu mais de cinqüenta ovos espetaculares, muitos deles com mecanismos precisos, que chegavam a tomar um ano inteiro de trabalho.

O Ovo do Cuco, por exemplo, um magnífico relógio ornado com pérolas e diamantes, possui um botão na parte de trás para acionar um cuco mecânico, com olhos de rubi e plumas autênticas, que canta, mexe o bico e bate as asas.

Hoje em dia, os Ovos de Páscoa imperiais de Fabergé são muito disputados por milionários colecionadores. Até o momento, o valor mais alto pago a uma destas peças preciosas coube ao Ovo de Inverno, com cerca de 3000 diamantes e 360 rubis, vendido por 5,5 milhões de dólares em 1994.

Veja os dez mais prodigiosos ovos de páscoa elaborados por Fabergé

segunda-feira, 17 de março de 2008

As dez estações de metrô mais bonitas

Estação Parque, em Lisboa, uma das 10 mais belas estações de metrô do mundo


A Estação Parque, do Metropolitano de Lisboa, tem todo o seu espaço revestido de azulejos e esculturas, de autoria de Françoise Schein e Federica Matta.

Para desenvolver o tema da Expansão Portuguesa, Françoise Schein, que além de artista plástica é também cartógrafa, foi apoiada por uma equipa de historiadores dos Descobrimentos.

No patamar de acesso às plataformas, foi elaborado um mapa-mundi, com a indicação das rotas que os portugueses trilharam, delimitadas por retângulos numerados, simbologia e iconografia usadas na época dos Descobrimentos.

Praticamente todos os passos da incrível epopéia portuguesa no alargamento das fronteiras do mundo estão ali representados, com grande beleza e força de expressão, com a ajuda das esculturas de Federica Matta.

Nas palavras de Françoise Schein: "Crê-se ver a geografia, mas trata-se de uma cartografia das emoções".

Saiba mais sobre a Estação Parque do Metropolitano de Lisboa

Visite as dez mais bonitas estações de metrô do planeta

quarta-feira, 12 de março de 2008

Os dez home-theaters mais extravagantes


Entre os dez home-theaters mais excêntricos, destaca-se o da imagem acima, que simula o interior da nave Enterprise, da famosa série de tv e cinema Star Trek, o nosso Jornada nas Estrelas.

Clique aqui
ou sobre a imagem para ver um slide-show do Star Trek home-theater ultra geek.

Por trás do cenário futurista deste arrojado cinema caseiro, há oito servidores e mais de 3 mil dvds, boa parte deles, provavelmente, de ficção científica, além de muitos outros ítens.

Clique aqui
para ver a lista de equipamentos utilizados neste home cinema.

Veja os dez home-theaters mais extravagantes >

terça-feira, 11 de março de 2008

As dez pontes mais extensas do mundo


A Ponte Rio-Niterói é uma das dez mais extensas do planeta.

Inaugurada em 1974, possui pouco mais de 13 quilômetros de extensão e até 70 metros de altura no trecho do Vão Central.

A ponte liga a capital homônima do Estado do Rio de Janeiro com a cidade de Niterói, atravessando a Baía de Guanabara, uma das mais belas baías do mundo.

Além de ligar duas das cidades mais populosas e importantes do estado, a Ponte Rio Niterói também é a principal ligação para o interior do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo para o pólo turístico da Região dos Lagos.

segunda-feira, 10 de março de 2008

As dez praias mais bonitas do Brasil

Porto de Galinhas - Pernambuco - Foto: Pousada Porto Tropical


Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma das Dez Praias mais Bonitas do Brasil.

Durante a maré baixa, o mar forma piscinas naturais de água cristalina, repletas de peixes coloridos, atraindo muitos turistas em passeios de jangada.

Um cenário deslumbrante, nas águas mornas do Nordeste brasileiro.